AFRICA PRINCESS
Eco-Crosières de Plage, Nature & Pêche
Beach, Nature & Fishing Eco-Cruises
Eco-Cruceros de Playa, Naturaleza & Pesca
Eco-Cruzeiros de Praia, Natureza & Pesca
- BIJAGÓS -
A VIAGEM
O AFRICA PRINCESS oferece o meio por excelência de acesso seguro e cómodo numa semana, a uma amostra representativa da enorme diversidade dos Bijagós. Desfrutar de uma nova praia todas as manhãs, visitar várias tabankas, pescar em diferentes lugares todos os dias e explorar múltiplos cenários da biodiversidade do arquipélago.
Para pedidos específicos, podemos também desenhar viagens temáticas de uma ou duas semanas, para grupos: fotografia, ornitologia, etnografia, vida marinha, locais especiais de pesca, etc...
Nos Bijagós os cruzeiros do AFRICA PRINCESS começam no Sábado e terminam no porto de Bissau à sexta-feira. Sincronizamos os nossos calendários com os voos disponíveis da EuroATLANTIC, da TAP e da Royal Air Marroc.
Os nossos passageiros devem-se encarregar da organização dos seus voos. No entanto sugerimos que nos contactem, já que teremos todo o prazer em prestar ajuda e aconselhar sobre a forma mais cómoda de viajar.
Iremos buscá-lo ao aeroporto, para o levar para o barco. Aí, depois de uma boa noite de repouso na sua cabine, irá descobrir as Bijagós, preparado já para seu primeiro passeio numa praia deserta, ou ... para as suas primeiras emoções de pesca.
A partir de então, todas as refeições estão incluídas e, com a exceção do bar e da pesca, não haverá outra maneira de gastar o dinheiro - os Bijagós não são uma sociedade monetizada - o dinheiro é usado raramente.
Normalmente visitamos as Ilhas do Sul dos Bijagós, que são as mais selvagens e onde todos os dias o barco navega para uma nova praia.
Para os não-pescadores, temos um programa variado, gerido pessoalmente pelo nosso Comfort Manager: desde os banhos, tomar sol e passear ao longo da praia, até aos passeios pela floresta, canais, bosques e savana, para visitar as tabancas; tudo isto, sempre num permanente contato com o natureza exuberante e intocada dos Bijagós.
GALERIA
Para os pescadores, temos todo o apoio necessário: Barcos de pesca conduzidos pelos nossos pescadores, material de pesca (se necessário), e ... um enorme conhecimento local de muitos anos.
Visto que em cada nova paragem, naturalmente se pesca nessa área, muitos pescadores optam por se juntar ao resto dos passageiros para o almoço, para depois voltar para a pesca. No entanto, para a maioria dos "doentes pela pesca", costumamos preparar um piquenique para levar a bordo. Mas, mesmo esses, depois de um bom duche refrescante, nunca perdem os aperitivos que o nosso Chef costuma preparar antes do jantar...
Embora com frequência almocemos na praia numa mesa sob palmeiras, o jantar é sempre servido a bordo. Na maioria das vezes costumamos saborear uma ampla variedade de peixe fresco, acabado de pescar pelos nossos pescadores. No entanto ... o nosso Chef sempre nos surpreende.
Embora as nossas refeições incluam vinho branco e tinto selecionados pelo barco, caso um passageiro queira provar algum outro vinho em particular, o nosso bar dispõe de uma aceitável variedade de vinhos.
PISTAS
publicado pela
ONG AFECTOS
COM LETRAS
e pela
UNIÃO EUROPEIA
Versão digital
(clicar imagem)
COMO CHEGAR
Ligações aéreas com BISSAU:
FUSO HORÁRIO
GMT - A Guiné-Bissau não muda a hora no Verão. Mantem todo o ano a mesma hora, que a hora de Inverno de Lisboa.
MOEDA
A Guiné-Bissau partilha a mesma moeda com outros países da África Ocidental: o Franco CFA.
1.000 francos CFA valem cerca de 1,5 € A bordo aceitamos Francos CFA e Euros
TEMPERATURA
Durante a estação seca, nos Bijagós a temperatura oscila ao longo dia entre os 23º e 33 º, com um nível muito agradável de humidade.
E a água do mar... entre 26º e 29º
SEGURANÇA
Para a sua e para a nossa tranquilidade, os passageiros devem dispor de um seguro de viagem completo. Além disso, e a pesar de na estação seca geralmente não haver mosquitos à noite, nos lugares dos Bijagós onde o AFRICA PRINCESS lança âncora, a Guiné-Bissau solicita aos viajantes que mantenham atualizada a sua vacina contra a febre amarela. É também recomendado tomar diariamente um comprimido de prevenção da malária, um dia antes da viagem, durante, e uma semana depois de regressar.
BOAS-VINDAS
O Turismo é uma das quatro prioridades oficiais do plano de médio prazo do Governo da Guiné-Bissau. Vai-se aperceber disso imediatamente, na escassa 1,5 h entre o desembarque do avião e a sua chegada a bordo do nosso barco no porto de Bissau ... Depois, quando chega às ilhas é um outro mundo: o tempo pára e é transportado para uma outra dimensão cheia de novas emoções ...
COMUNICAÇÕES
Em Bissau, as comunicações móveis funcionam razoavelmente. Depois, durante a viagem iremos passar ocasionalmente por pontos com cobertura.
No entanto, a bordo dispomos de um telefone por satélite que matem constantemente a ligação com todas as redes fixas e móveis.
Caso queira aceder à Internet móvel, existe 3G na Guiné-Bissau. Durante a navegação, ocasionalmente haverá acesso ao 3G, GPRS e a ORANGE oferece ligações com tecnologia EDGE ("2G"). Tanto a ORANGE como a MTN dispõem de uma boa “rede tipo Wi-Fi” a que se pode aceder em Bissau mediante a compra nos quiosques de códigos temporais.
Para facilitar a operação diária, O AFRICA PRINCESS e toda a sua tripulação estão equipados com rádios VHF, 24/24.
CONHECIMENTO LOCAL
A Guiné-Bissau, apesar de ser um país muito jovem, tem uma história muito antiga. Dentro da Guiné-Bissau, devido à insularidade, os Bijagós são um grupo étnico muito especial e com características muito específicas.
Durante a viagem o nosso Confort Manager estará à sua disposição, para ajudar a entender e aprender melhor os parâmetros da religião deste povo, a cultura, a organização do poder, as tradições, a estrutura familiar, a agricultura, etc ...
Além disso, ele irá também ajudar a compreender a natureza do Arquipélago dos Bijagós: os animais, as plantas, a geologia, o mar, etc
LITERATURA
E se antes da viagem se quiser documentar, pode descarregar aqui vários livros gratuitos sobre os Bijagós